Sol e Mar

Belezas naturais das praias de Salvador
  • A+
  • A-

 

Dentro D’água

 

Em virtude do grande número de praias e da temperatura da água, em média, 26ºC, Salvador é considerada um refúgio para os amantes de esportes aquáticos. Variadas modalidades esportivas são praticadas, dentre elas, mergulho, vela, stand up, canoagem, windsurfe, kitesurf, além do próprio surfe, que tem boas condições em quase todas as praias da capital. 

Natureza

 

Salvador possui uma grande área de preservação ambiental que resguarda um Zoobotânico com cerca de 18ha, com uma grande variedade de espécies preservadas. Além disso, são atrativos para quem gosta da natureza, as reservas ecológicas de Pituaçu e São Bartolomeu, em Pirajá, com respectivamente 425ha e 1.550ha.

Praias

 

Os 50 quilômetros de belezas naturais da orla de Salvador oferecem opções para quem quer esporte, agito ou a calmaria do pôr do sol.

 

 

 


Praia de Amaralina

 

Praia com uma extensa faixa de areia que possibilita a prática de diversos esportes. O banho de mar não é recomendado por causa das fortes ondas, mas pode ser aproveitado pelos amantes do surfe.

 


Porto da Barra

 

Uma das dez melhores praias urbanas do mundo, segundo o jornal inglês The Guardian, o Porto da Barra é uma pequena praia de águas tranquilas e transparentes, paisagem bucólica e frequentadores cativos. Situada a poucos metros do Farol da Barra, é a preferida do público alternativo. Ótima para praticar esportes, a praia reúne praticantes de várias modalidades e possibilita a contratação de aulas e aluguel de equipamentosde SUP (Stand Up Paddle) e Canoagem.

 


Praia do Buracão

 

A paradisíaca praia do Buracão é a preferida dos artistas. Seus frequentadores prezam pela liberdade, o respeito e a convivência entre pessoas. Um banho no mar de água quente e transparente não pode faltar.

 


Praia do Flamengo

 

Extensos coqueirais, águas mornas e ondas fortes para surfistas são os principais atrativos da Praia do Flamengo. Localizada na divisa do município de Salvador com a vizinha Lauro de Freitas, a praia é o point dos jovens da cidade.

 


Praia de Itapuã

 

A praia que inspirou as obras de Dorival Caymmi e embalou os verões de Vinícius de Moraes. O mar é bastante recomendado para prática de windsurfeStand Up Paddle, pesca e mergulho. Farol de Itapuã, que sempre vale uma visita. Ao final da praia está o belo Farol de Itapuã.

 


Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

 

O reconhecimento internacional pela conservação da natureza da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, veio em 2015, por um júri da organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE), que certifica com o selo Bandeira Azul praias e marinas em todo o mundo com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger ambientes costeiros e marinhos. Ela é a sexta do Brasil e primeira do Norte e Nordeste a receber esse selo internacional


Praia da Ribeira

 

A enseada de mar calmo é muito animada aos finais de semana. Os vários restaurantes e bares atraem principalmente os moradores dos bairros da região.



Praia de Stella Maris

 

Stella Maris, ou simplesmente Stella, é um bairro nobre da cidade de Salvador, e significa estrela do mar, em latim. Situado ao norte da capital baiana, teve sua origem em um loteamento que deu nome à praia.
 
Suas ruas projetadas têm nomes de praias do Brasil, em virtude do Loteamento Alamedas da Praia, que inclusive é um marco no bairro, as alamedas.
 
Cercada pelas dunas que cercam o Aeroporto Internacional de Salvador, Stella Maris possui algumas das praias mais frequentadas da cidade, como a Praia do Flamengo. Além de ter as praias mais badaladas pelos jovens de classe alta de Salvador e as famosas barracas Cabana Coral e Honolulu, é um pico para os surfistas por causa das ondas.