Transportes Urbanos

  • A+
  • A-

Salvador tem cerca de 3.300 ônibus públicos e também o metrô da cidade. Além disso, Salvador oferece aos turistas outros serviços de transporte particulares feitos em ônibus especiais com guias e motoristas bilíngues.

 

Linhas de ônibus:

As linhas são divididas em três consórcios descritos a seguir: Os ônibus verdes da OT Trans cobrem o miolo da capital, incluindo as regiões do Cabula e de Cajazeiras; os amarelos, da Plataforma, operam na região do Subúrbio Ferroviário; e os azuis, da Salvador Norte, ficam responsáveis pelas linhas da orla e do Centro.

Quinze linhas, sendo 56 ônibus e intervalos de viagem entre 20 e 60 minutos. Essas são as características do serviço de transporte público noturno de Salvador.

As linhas operam de 0h às 4h. Todos os veículos têm como ponto de partida a Estação da Lapa e terão como principais finais de linha os bairros de Periperi, Pirajá, Fazenda Grande do Retiro, Ribeira, Santa Mônica, Brotas, Águas Claras, 7 de abril, Castelo Branco, Pernambués, Vale dos Lagos, Pituba, Graça, Mussurunga e Federação.

Salvador conta com um Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento em tempo real dos ônibus de Salvador via GPS. O centro, que está instalado na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em Amaralina, permite o acompanhamento de todos os veículos que compõem a frota de transporte coletivo da cidade. Com isso, é possível identificar minunciosamente o roteiro dos ônibus, o tempo de circulação deles, as paradas nos pontos, além de possibilitar a mudança de itinerário caso seja visualizado alguma eventualidade.
 

Todos os mais de três mil pontos de ônibus de Salvador são georreferenciados. Os dados que abastecem este sistema são os mesmos fornecidos para os painéis informativos disponíveis nos principais pontos da cidade, como estações de transbordo de universidades.

O serviço de transporte público urbano de Salvador disponibiliza um aplicativo para smartphones que permite visualizar a previsão de chegada de ônibus em pontos de Salvador. O CittaMobi, que está disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS, permite que o usuário acompanhe determinado veículo pelo seu itinerário, em tempo real, além de facilitar as reclamações sobre o transporte.

O usuário pode consultar a previsão do trajeto do ônibus. Ao clicar em algum ponto de Salvador, é possível analisar cada veículo e identificar a "qualidade da previsão" (podendo ser ótima, boa, baixa ou sem comunicação).
 
Em previsões, o usuário consegue informações mais detalhadas a respeito da linha escolhida, além da quantidade de veículos com este itinerário, os pontos de parada do ônibus e a posição dele em tempo real.
 

O aplicativo CittaMobi também apresenta a opção "subir no ônibus", em que o usuário tem uma visão a respeito da viagem do carro em que está, listando as previsões de chegada para os próximos pontos. Baixe o aplicativo no link a seguir: www.cittamobi.com.br

 
 
 
 
 
 
 
Metrô:

Salvador já conta com a operação de parte da Linha 1, que tem 7,3 quilômetros de extensão e cinco estações já inauguradas - Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. A Linha 1 foi inaugurada em 2014.

 

 

Informações úteis:

http://www.setps.com.br/

http://www.transalvador.salvador.ba.gov.br/?pagina=onibus/onibus

http://www.ccrmetrobahia.com.br/

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/56/salvador-ba